segunda-feira, 29 de Abril de 2024  13:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-01-2018

UA trabalha em projeto internacional que estuda novo painel sustentável para fachadas de edifícios.



Investigadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro integram um projeto internacional que estuda a criação de um novo painel sustentável para fachadas de edifícios.

Esse painel procura reduzir a pegada ecológica e consumos energéticos e está a ser desenvolvido por investigadores da Universidade de Aveiro (UA), no âmbito de um consórcio internacional que envolve 14 entidades: universidades, centros de investigação e empresas.

Com a designação “Green Instruct”, o projeto, com financiamento europeu através do programa Horizonte 2020, começou em 2016 e tem duração de quatro anos.

O novo painel está a ser estudando para que venha a ser inovador e sustentável, respondendo aos requisitos funcionais de qualquer fachada, tais como isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo, conforto visual.

O protótipo que está a ser testado é formado por seis camadas integradas. Inclui uma camada mais interior que incorpora materiais de mudança de fase, ou seja, acumulando energia nos períodos de maior calor e libertando-a progressivamente e de forma retardada quando a temperatura interior tende a diminuir. Segue-se, do interior para o exterior, um geopolímero (produzido a partir de resíduos de construção, argila, madeira, vidro, tijolos, gesso, cerâmicos e têxteis).

A caixa de ar é preenchida por espuma de poliuretano flexível, servindo propósitos de isolamento térmico e redução sonora. Após a caixa de ar, uma nova cama de geopolímero é aplicada.

Por fim, constituindo a última camada, será incluída uma camada contínua de espuma de poliuretano rígido.

O protótipo conta também com uma camada externa de vegetação vertical (Green Wall). Fixada ao painel interior, para além de contribuir paro o desempenho térmico e acústico do painel, a vegetação terá ainda a função de purificação de águas cinzentas, que posteriormente poderão ser aproveitadas para outros fins.

O painel é constituído por materiais reciclados em mais de 70% do peso do painel. A estrutura em alumínio reciclado confere-lhe elevada performance estrutural. O baixo peso e a facilidade de instalação, além de tornarem o painel numa solução construtiva versátil, potencializa a aceitação e proliferação no mercado.

À equipa da UA, coordenada por Romeu Vicente, professor do Departamento de Engenharia Civil, caberá a realização de ensaios do protótipo do painel.

A reabilitação surge como um dos focos da UA que tem o cluster "Habitat" como uma das suas novas plataformas. A Plataforma Tecnológica Habitat@UA, constituída por docentes e investigadores, procura articular competências e dar uma resposta aos setores empresariais da construção e reabilitação. Em destaque está o Cluster Habitat Sustentável.

 

Texto: UA e Terra Nova


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®